De Lagarta à Borboleta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico.


Em uma iniciativa pioneira para ampliar a segurança do paciente que passa por uma cirurgia bariátrica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lança a Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico.
O documento é destinado ao paciente que fez a cirurgia bariátrica e metabólica, e visa a contribuir com o atendimento adequado e integral, principalmente em situações atípicas, como por exemplo, casos de emergência.
A Carteira de Identificação traz o nome do paciente, o nome do cirurgião, a data da cirurgia e o tipo da técnica cirúrgica adotada: banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical, derivação biliopancreática Duodenal Switch ou derivação gastrojejunal em Y de Roux.
Há também espaço para observações importantes, como, por exemplo, uma eventual alergia a substâncias, tipo sanguíneo, doenças associadas, entre outras informações que podem ser assinaladas pelo médico.
Esta ação reforça a atenção global ao paciente obeso, segundo o presidente da entidade, Dr. Ricardo Cohen. “Quem faz esse tipo de cirurgia, mesmo pela abordagem menos invasiva, merece todos os cuidados possíveis, antes, durante e depois da operação. Nosso trabalho é defender os melhores procedimentos para os pacientes e um atendimento cada vez mais completo e seguro”, ressalta.
Para a enfermeira Castorina Duque, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endocrinologia (Sobeen), a SBCBM está de parabéns pela iniciativa inédita. “A criação desse documento para os pacientes bariátricos é de suma importância também para a os profissionais da saúde, para a categoria multidisciplinar, pois facilitará o acesso à história pregressa e atual do paciente, podendo nos dar uma visão mais global de seu estado”, afirma.
Fonte: Portal da Enfermagem | SBCBM





http://www.abesenacional.org.br/noticias/sbcbm-lanca-a-carteira-de-identificacao-do-paciente-bariatrico/

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Retomando - Um mês já passou


Olá pessoas!!!!!!!!

Desculpe a sumidinha, mas é que estive na correria com trabalho e aniversários da família!!!!
To voltando pra ficar em..rsrs!!!

Vamos por etapa:

- Peso perdido em 1 mes : 14 Kilos, ou seja, estou com 115 kilos , ou seja, passei a meta de 10% que era chegar no 116.100 Kgs.

- Estou comendo de tudo, menos doce, fritura, refrigerante e bebidas com álcool ou gás!!!

_ Passei com a Nutri e tomei um susto com tudo o que ela liberou, por exemplo, estou postando e almoçando 4 colheres de macarrão com molho vermelho ao sugo, ainda coloquei um pouquinho de ricota. Assim que possível escaneio a nova dieta, pode tudo, mais pouco, sem gordura!
Continuo comendo de 3 em 3 horas e não consigo comer tudo o que tem no cardápio pq é muita coisa,tenho que optar pelo que quero comer... Se eu comer muita salada, sim eu já como salada, eu não vou comer o arroz, etc.

- Voltei a ter vida social sem ter que levar minha marmitinha, afinal como a nutri disse, a comida da minha família é a minha!!! Então quando eu preparo, faço tudo muito saudável e quando como fora procuro alimentos grelhados, salada e evito o carboidrato. Fui algumas vezes no shopping e já da pra escolher, com muito cuidado, o que comer até pq se pegar de mais pago a toa.
A dica da Nutri foi que quando eu comer fora, tempere a salada somente com sal e vinagre, para compensar o óleo que colocam no preparo e sempre procurar comer por kilo.
Fui um dia desses com meu filho jantar, não tinha buffet bom e pedi uma batata recheada, sem manteiga e com requeijão light. Pensa: duas colheradas e a batata inteira pra viagem..rsrs!!!!
Tento dar preferencia pra proteína ao carboidrato, mas tenho que ingerir o danado ao menos no café da manhã.
Vou começar a tomar suplemento de proteína para não perder massa magra.
Ah! Ela sabia que eu teria uma festa, do meu filho e liberou um dia antes deu fazer um mês: comer uma colher de sobremesa do bolo ou um docinho, uma esfiha, a carne louca do pão, uma empadinha bem pqna e uma mini salsicha, isso tudo durante 5 horas de festa!!!! A esfiha e a empada pesou, o resto uma delixia né..rsrs!!! Foi que uma beleza, mas evitei, pq sei que estou em processo de emagrecimento e logo poderei comer tudo, tenho que aproveitar o momento!! Ela liberou e me fez prometer que somente daqui um mês eu coloco doce na boca..rsrs AHH!! Liberou chiclete diet...

- Passei em consulta de um mês com o Dr. Marcelo. Pensa, fiz uma listinha de perguntas e ele respondeu todas sem eu ao menos questioná-las!!! O cara é de mais. Uma paciente nova disse que pesquisou e ele não tem um óbito na sua carreira como gastro...!!! Não sei se é verdade, mas acredito viu..rsrs!!! Ele é de maisssssssssss!!!!!!
Bom, tirando a tietagem..rsrs, ele me passou vitamina Materna por 80 dias, protetor estomacal que eu já tomo por ter sentido muita azia no inicio e um flaconete para lubrificar o estomago em caso de dor.
Passou fibra solúvel para meu intestino pq tava preso e acredita que hj ele funcionou maravilhosamente ( sem efeito das fibras)rsrs.
Liberou atividade física, menos abdominal ( q bom..rsrs) e peso só posso pegar até uns 8 kilos.
Pediu exames para eu retornar com eles prontos em um mês.
Mostrei minha pele e falei que estou tendo falta de ar ( que pode ser de fundo emocional devido tudo o que estou passando na vida profissional), e que tive câimbras , então o Dr. prudente..rsrs, pediu exames para q eu faça nesta semana e leve lá pra ele, pq ele disse que posso estar desidratando , uma vez que contei que não consigo tomar mais de um litro de água por dia, quando chego em 1 litro. Ele me obrigou a tomar mais líquido, nem que for suco, chá.. a líquido que for..!!! Mas é difícil viu.. Nunca tive o costume, acho que isso complica...

Ah!o sírio mandou uma conta hospitalar de R$ 4 mil reais e eu qse infartei quando meu marido me deu de presente..rsrs!!! Cobraram alguns materiais usado na cirurgia, como parte do procedimento da video, o grampeador e até a anatomia patológica! Eu ri quando li e levei pro médico ver... Ele tb riu e usou a mesma palavra que eu usei : RIDÍCULO!!!
Fez uma cartinha e já encaminhei pro convenio, agora é só esperar e orar, pq caso contrário não terei férias e me sentirei frustada por usar mais dinheiro do marido nesse momento profissional difícil que estou passando.

Falando em Marido, ele tem sido tudo , essencial. Cuida tão bem de mim, to me sentindo tão mimada.... O problema eh que me sinto fraca, desanimadinha por causa da dieta mesmo e acabo não retribuindo muito ... pq me sinto mole.. sei lá o que eh.. meio sem vontade de fazer as coisas! O Dr. disse que pode ser pele dieta e pela falta de água!!!!

Bom, estou vivendo e não sobrevivendo como pensei antes.
Neste momento, tudo acontece e sabe, vou aproveitar o momento de mudança pra agregar outros projetos que tinha medo de encarar. A Gastro me mostrou que eu consigo, que eu posso! Que sou forte!!!!

Amigos.. bjs no coração de todos e Ana, tenho certeza que Deus irá realizar o sonho do seu coração, como tem realizado o meu!!! Estou orando por ti..
Fé!!