De Lagarta à Borboleta

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico.


Em uma iniciativa pioneira para ampliar a segurança do paciente que passa por uma cirurgia bariátrica, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) lança a Carteira de Identificação do Paciente Bariátrico.
O documento é destinado ao paciente que fez a cirurgia bariátrica e metabólica, e visa a contribuir com o atendimento adequado e integral, principalmente em situações atípicas, como por exemplo, casos de emergência.
A Carteira de Identificação traz o nome do paciente, o nome do cirurgião, a data da cirurgia e o tipo da técnica cirúrgica adotada: banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical, derivação biliopancreática Duodenal Switch ou derivação gastrojejunal em Y de Roux.
Há também espaço para observações importantes, como, por exemplo, uma eventual alergia a substâncias, tipo sanguíneo, doenças associadas, entre outras informações que podem ser assinaladas pelo médico.
Esta ação reforça a atenção global ao paciente obeso, segundo o presidente da entidade, Dr. Ricardo Cohen. “Quem faz esse tipo de cirurgia, mesmo pela abordagem menos invasiva, merece todos os cuidados possíveis, antes, durante e depois da operação. Nosso trabalho é defender os melhores procedimentos para os pacientes e um atendimento cada vez mais completo e seguro”, ressalta.
Para a enfermeira Castorina Duque, presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Endocrinologia (Sobeen), a SBCBM está de parabéns pela iniciativa inédita. “A criação desse documento para os pacientes bariátricos é de suma importância também para a os profissionais da saúde, para a categoria multidisciplinar, pois facilitará o acesso à história pregressa e atual do paciente, podendo nos dar uma visão mais global de seu estado”, afirma.
Fonte: Portal da Enfermagem | SBCBM





http://www.abesenacional.org.br/noticias/sbcbm-lanca-a-carteira-de-identificacao-do-paciente-bariatrico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário